quarta-feira, 13 de julho de 2011

Dia 12 - Great Falls / Calgary

Hoje saímos de Great Falls, no estado de Montana, passamos pelo Glacier National Park, cruzamos a fronteira EUA/Canadá, e chegamos em Calgary às 10:00pm com o céu começando a escurecer. Cada dia nos supreendemos com as paisagens, mas a grande surpresa do dia foi ver um urso cruzando a estrada na nossa frente (as fotos estão mais abaixo).  Quanto a Calgary, a primeira impressão foi excelente e o hotel maravilhoso.

Saimos de Great Falls por volta de 10:00am. A cidade é pequena, apesar de ser uma das maiores do estado de Montana. Só como referência, Montana é o terceiro maior estado americano, mas a população de todo o estado é aproximadamente a metade da população do Distrito Federal.
Em todos os lugares que fizemos alguma compra no estado, não foi cobrada nenhuma taxa, talvez uma forma de incentivar a economia local.
No estacionamento do supermercado, ao lado da base aérea, uma foto de um dos cinco caças F-15 Eagle que estavam aterrizando.
 Pegamos a estrada, cercada de uma infinidade de pastagens e de plantações de trigo.
O cenário é tão bonito que nem precisa ser fotógrafo profissional para fazer fotos interessantes. Os entendidos do assunto façam suas críticas.
 Aos poucos vamos deixando as grandes retas para trás e o cenários começa a se modificar.
 Ao fundo já dá para ver a cadeia das Montanhas Rochosas, onde está localizado o Glacier National Park.
No caminho passamos por dentro de várias cidades pequenas.
Aqui Browning...
 Cena comum durante toda a viagem....trailers de todos os tipos.
Vários trechos da estrada em obras.
As obras precisam ser feitas no verão pois quando começa a nevar não dá para fazer mais nada.
O asfalto que já era bom vira um tapete.

Cenários maravilhosos...
 Chegando a entrada oeste do Glacier National Park.
Apesar de estar localizado nos EUA, o Canadá mantém um Welcome Centre aqui.
Este ônibus roda todo o parque com os visitantes.
Algumas pessoas preferem as trilhas a pé ou de bicicleta, outras os passeios de bote pelas corredeiras.
Como sempre uma parada na lojinha de souvenirs....
Uma foto na entrada principal do parque.
Já assassinei milhares de insetos ao longo dos trajetos. O vidro do carro precisa ser limpado com frequência. Coitados dos que viajam de moto.
Mais uma vez $25.00 para entrar no parque. Nossa idéia inicial era entrar pelo oeste do parque e sair pelo leste, mas uma parte sinuosa da estrada perto do "The Loop" está em obras e só vai ser reaberta em setembro. Seguimos até o limite, na região de "Avalanche Creek", onde começam as obras. Dessa forma tivemos que voltar pelo mesmo caminho e contornar o parque por fora, até pegar o estrada para o Canadá.
Aqui a grata surpresa, um urso cruzou a estrada na nossa frente. É muito difícil isso acontecer...
A cor da água que desce das geleiras é sem igual!
Esse está preparado para qualquer estrada.
Já esse tem mais estilo.
 Mais cenários maravilhosos...
 Grupos de 2 ou até 20 motociclistas também são muito comuns.
Chegando na fronteira com o Canadá, o oficial perguntou de onde éramos, quando chegamos, para onde íamos, quantos dias, etc... Depois tivemos que parar o carro e ir até uma outra oficial da imigração que carimbou os passaportes.
Mais retas, plantações e pastagens até Calgary.
 Perto de 10 horas da "noite" chegamos em Calgary...reparem na cor do céu, ainda claro.
Nosso hotel fica perto do aeroporto em uma área com construções novas.
O quarto é maravilhoso, sala, cama king, lareira, geladeira e microondas....