sábado, 9 de julho de 2011

Dia 08 - Salt Lake City e Bonneville Salt Flats

Hoje fomos até o Bonneville Salt Flats, uma gigantesca superfície coberta de sal que fica localizada a 190km a oeste de Salt Lake City. Aqui é organizada anualmente competições de carros e motos para bater recordes mundiais de velocidade, em uma pista imaginária de 16km de comprimento. Alguma cenas de um dos filmes Piratas da Caribe também foram filmadas nessa região. Mais abaixo vocês poderão ver as fotos.
Começamos o dia com o café da manhã do hotel. Abaixo mais algumas fotos do nosso hotel.

Vista da janela do nosso quarto

De carro fomos dar uma volta pela cidade. A cidade é muito tranqüila e organizada e os bondes cruzam todo o centro. Aqui fica o principal centro dos mórmons. Não conheço sobre a religião, mas na internet dá para achar muita informação a respeito. Em um grande quarteirão do centro da cidade existe um templo, um centro de convenções e vários prédios ligados a religião. Aqui também é a "casa" do Utah Jazz, time de basquete da NBA.
EnergySolutions Arena (ginásio do Utah Jazz - Basquete NBA)
Templo Mórmon
Abaixo centro do governo do estado de Utah

Pegamos a estrada com retas que parecem intermináveis mas com visual único. Como não tem nenhuma área de apoio ao longo do trajeto paramos em um Rest Area, pouco antes de cruzar o lago salgado. Interessante é a placa alertanado para a presença de cobras e escorpiões.

Quase ao final da grande reta, mais um Rest Area, onde também fizemos uma parada para tirar fotos e entrar no lago salgado. Em algumas épocas ele fica completamente seco mas agora ele estava com uma fina camada de água, muito mais salgada que a água do mar. O cenário é único, diferente de tudo que já vimos.

Andando mais um pouco, localizamos o Bonneville Speedway, a pista que falei no início, onde acontecem as provas de velocidade. É preciso sair da estrada e andar um pequeno trecho até o ponto onde acontecem as competições que acontecem em setembro, quando a área esta mais seca. A pista é literalmente imaginária. Na época das provas tudo se transforma e toda a infraestrutura vem em caminhões e trailers. Uma das vantagens de fazer as provas aqui é o fato da superfície ser plana.

Voltando à pista principal, cruzamos a divisa entre Utah e Nevada e fomos comer em uma lanchonete em Wendover, uma pequena cidade localizada no estado de Nevada.

Depois de almoçar pegamos o caminho de volta, mas antes fizemos uma parada no Miller Motorsport, a maior pista de corrida (em extensão) dos EUA. Para os que já estavam estranhando a falta de foto de carros, seguem algumas tiradas em um museu que fica no autódromo. Aqui também é a sede de um dos mais famosos cursos de pilotagem dos EUA, o Ford Racing High Performance Driving School, utilizando apenas Mustangs. Pena que meu orçamento não permite fazer algumas aulinhas, mas ainda volto aqui....

Chegando em Salt Lake City, deixamos o carro no hotel e fomos andando até o The Gateway, um ótima região com várias lojas de grife, restaurantes e uma praça com jatos de água para as crianças se divertirem. Um dos melhores “shoppings” a céu aberto que já fomos.

De carro novamente fomos dar uma volta pela cidade....

...e fomos até ao estádio de beisebol do time da cidade. Aqui aconteceu a abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2002.
 A foto abaixo foi tirada 9:30pm....
Algumas fotos da cidade a noite.